top of page

Nova Coleção Nobel 

 

A editora Nota de Rodapé orgulha-se de iniciar uma nova coleção de autores prémios Nobel da Literatura. Trata-se de uma homenagem, não só a muitos autores que hoje em dia são quase desconhecidos do público leitor, mas, também, de homenagear o sueco Alfred Nobel, o instituidor do maior prémio literário do mundo. O prémio Nobel, no valor monetário de cerca de 10 milhões de coroas suecas, é atribuído todos os anos pela Academia Sueca, conta já mais de 100 anos. Foi inaugurado em 1901 com o poeta francês René Prudhomme e o último galardão foi atribuído em 2013 à romancista canadense Alice Munro.

René Armand François Prudhomme, mais conhecido como Sully Prudhomme (Paris, 16 de março de 1839 — Châtenay-Malabry, 6 de setembro de 1907), foi um poeta francês. Foi eleito para a Academia Francesa em 1881, ocupando a cadeira 24. Foi o primeiro autor a receber o Nobel de Literatura, no dia 10 de dezembro de 1901.

Prudhomme, Le Prisme, poésies diverses

Le Prisme, poésis diverses (1886), de Prudhomme, é o primeiro livro da Coleção Nobel da editora Nota de Rodapé.

Prudhomme estudou para ser engenheiro, mas mudou para filosofía e posteriormente para poesía. Ao escrever poesía, disse que sua intenção era criar uma poesía científica para os tempos modernos.

Bjørnstjerne Bjørnson, Over Ævne - Além das Forças

Bjørnstjerne Martinus Bjørnson (Kvikne, 8 de dezembro de 1832 — Paris, 26 de abril de 1910) foi umescritor norueguês.Recebeu o Nobel de Literatura de 1903. Bjørnson é considerado como um dos Quatro Grandes escritores da Noruega; os outros são Henrik Ibsen, Jonas Lie, e Alexander Kielland.

O seu primeiro romance, Synnøve Solbakken, de 1857, um conto sobre a vida campestre, tornou-se um dos pontos de viragem da literatura norueguesa. Durante os anos seguintes, até 1873, alternou entre a escrita de histórias da vida rural contemporânea e a escrita de peças desenroladas na Noruegaancestral, com a excepção de uma peça sobre Maria Stuart, de 1864.

Theodor Mommsen, Römisches Strafrecht - Direito Criminal Romano

Christian Matthias Theodor Mommsen (Garding, 30 de Novembro de 1817 — Charlottenburg, 1 de Novembro de 1903) foi um historiador alemão.É considerado um dos maiores especialistas em história da Antiguidade Latina de todos os tempos, e muitos dos seus escritos e compilações de documentos ainda hoje conservam uma importância capital.

 

Ele inspirou a sua ideia da inter-relação muito próxima entre o direito e a história, muitos dos seus ensinamentos foram basilares para os escritos de Friedrich Karl von Savigny, um dos fundadores da escola histórica da jurisprudência. Após ter adquirido o mestrado e o doutorado, uma pesquisa fundamental financiada pelo reida Dinamarca; permitiu que ele dispensasse três anos - entre 1844 a 1847 - na Itália.

José Echegaray, O locura o santidad -Santo ou louco?  

José Echegaray y Eizaguirre (Madrid, 19 de Abril de 1832 — Madrid, 4 de Setembro de 1916) foi umengenheiro civil, matemático e dramaturgo do último quarto do século XIX. Junto com o poeta provençal Frédéric Mistral, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1904, tornando-se o primeiro espanhol a ganhar o prêmio.

Sua peça mais famosa é El gran Galeoto, um drama escrito da maneira do século XIX, de grande melodrama.1 Trata-se do efeito tóxico que a fofoca infundada tem sobre a felicidade de um homem de meia-idade. Echegaray encheu-o com instruções palco elaboradas, que iluminam o que hoje é considerado um estilo hammy de agir popular no século XIX.

bottom of page